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Código de ética

1. INTRODUÇÃO


O Código de Ética Empresarial da BAURUENSE, apresenta os princípios básicos adotados pela empresa para nortear as ações e relações com seus sócios, diretores, clientes internos, clientes externos, fornecedores, governo, sociedade e demais órgãos e entidades, no que concerne a aspectos éticos e morais.

Este documento visa formalizar o compromisso ético da organização no exercício de sua Visão, Missão e Valores e suas expectativas quanto às relações com seus parceiros, facilitando a tomada de decisão nos diversos níveis de seu processo de gestão.

2. VALORES


Visão

Ser reconhecida pela excelência na prestação de serviços em execução de obras civis e montagem eletromecânica de subestações de energia, locação de mão-de-obra e logística.

Missão
Executar serviços de qualidade, com profissionais qualificados e comprometidos com a satisfação do cliente.

Valores
Qualificação de Pessoas;
Comunicação;
Trabalho em Equipe;
Política de Qualidade;
Conduta Ética;
Orientação ao Cliente;
Orientação a Resultados;
Respeito;
Confiança;
Segurança;
Inovação; e
Meio Ambiente.

3. OBJETIVO


3.1 Política de Gestão de Pessoas

Compromisso com o desenvolvimento profissional e a formação adequada de seu capital intelectual, oferecendo incentivos à capacitação para agregar conhecimentos com impacto positivo na empregabilidade de seus colaboradores. Para isso possui uma política de gestão de pessoas fundamentada em:
Desenvolvimento Profissional;
Gestão Participativa;
Remuneração e Benefícios Praticados no Mercado;
Compromisso com as Gerações Futuras;
Valorização da Diversidade; e
Inadmissibilidade da utilização de mão-de-obra infantil, forçada ou escrava.

3.2 Política de Segurança do Trabalho

A BAURUENSE, na prestação de seus serviços, adota como padrão mínimo, atender à legislação de segurança e saúde do trabalho nas atividades de seus colaboradores e prestadores de serviço, tendo como princípio básico a melhoria contínua do seu Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, baseado no aprendizado e crescimento permanentes e na conscientização dos colaboradores.

3.3 Política Ambiental

A BAURUENSE é uma empresa comprometida com a minimização dos impactos ambientais, reduzindo, ao máximo a interferência de suas atividades sobre o meio ambiente, orientada pelos seguintes princípios:
Desenvolvimento Sustentável;
Ética Ambiental;
Compromisso com a Legalidade;
Controle e Gestão de Resíduos;
Transparência; e
Educação Ambiental.

3.4 Política de Responsabilidade Social

A BAURUENSE considera a Responsabilidade Social como tema transversal em seu planejamento estratégico, se comprometendo com todos que, de alguma maneira, são influenciados por suas ações: sócios, diretores, colaboradores, fornecedores, clientes, governo.


4. PARTES INTERESSADAS


O Código de Ética Empresarial da BAURUENSE visa orientar as atitudes e ações da empresa nas relações com as seguintes partes interessadas:

Sócios: sócios quotistas que participam do quadro societário da Empresa.
Diretores: Diretores Administrativo, Comercial e Operacional.
Cliente Interno: empregados do Grupo BAURUENSE em todos os níveis hierárquicos.
Clientes/Consumidores: clientes que atuam na execução de obras civis e montagem eletromecânica de subestações de energia, locação de mão-de-obra e logística.
Fornecedores: Fornecedores de serviços e materiais.
Comunidade: habitantes da área de atuação da BAURUENSE.


5. PRINCIPIOS QUE NORTEIAM AS ATIVIDADES DA BAURUENSE.


5.1 Transparência

É uma empresa que prima pela transparência sendo comprometida com a veracidade das informações prestadas internamente e a seus clientes e demais partes interessadas.

5.2 Sigilo

Mantém o sigilo das informações de caráter privado, obtidas e mantidas no exercício de suas atividades.

5.3 Respeito

Busca atender em suas políticas ou decisões sobre operações de seus clientes e demais partes interessadas.
Orienta suas operações e atividades em concordância com os Princípios de todas as legislações que regem a relação de trabalho, tributária, fiscais, e demais princípios que norteiam a atividade empresarial.

5.4 Diversidade

É contrária a toda forma de discriminação e valoriza as oportunidades oferecidas pela riqueza étnica e cultural da sociedade.


6. PRATICAS INACEITÁVEIS


Qualquer tipo de discriminação seja ela política, econômica, social, de raça, nacionalidade, gênero, idade, religião ou de orientação sexual.

O uso de mão-de-obra infantil, trabalho forçado ou análogo ao escravo em suas relações trabalhistas e em sua cadeia produtiva.
Receber pagamentos, aceitar ou oferecer, direta ou indiretamente, favores ou vantagens de qualquer natureza, que resultem de relacionamento com a empresa e que possam influenciar decisões que venham a favorecer interesses próprios ou de terceiros. O uso ou divulgação de imagens que coloquem qualquer indivíduo em situação constrangedora, preconceituosa, desrespeitosa ou de risco.

7. REGRAS DE RELACIONAMENTO


7.1 Cliente Interno

Na relação com os profissionais que trabalham na empresa a BAURUENSE:
Ouve, avalia e acompanha posturas, preocupações, sugestões e críticas de seus colaboradores para agregar novos aprendizados e tecnologias.
Promove a boa relação e o respeito entre colaboradores em todos os níveis;
Considera como critério para a ascensão profissional de seus colaboradores a competência individual, não utilizando critérios de favorecimento ou que envolvam qualquer tipo de discriminação.
Busca o desenvolvimento das competências profissionais de cada indivíduo através de sua política de capacitação e treinamento.
Além de considerar os critérios técnicos relacionados ao desempenho na execução das atividades, considera o comportamento ético do colaborador;
Reconhece os Sindicatos como representantes legítimos dos colaboradores, buscando diálogo permanente para a continuidade de relações harmoniosas e produtivas.

7.2 Clientes/ Consumidores

A BAURUENSE, buscando uma relação de confiança e lealdade, se compromete a:
Atender seus clientes com eficiência, respeito e cortesia;
Informar ao cliente o propósito da coleta de informações pessoais antes de fazê-la;
Fornecer informações cadastrais de seus clientes a terceiros somente quando de obrigação legal, devidamente autorizada ou mediante ordem judicial;
Utilizar material de comunicação adequado para tornar mais transparente o relacionamento e mais seguro o uso do produto ou serviço da empresa; Manter comunicação regular com grupos ou representante natureza de seus processos, produtos ou serviços;
Analisar e responder questões e dúvidas levantadas dentro do prazo compatível com a legislação vigente;
Não oferecer tratamento preferencial a pessoal ou interesse;
Reparar danos causados pela empresa e
Fornecer produtos e serviços de qualidade.

7.3 Fornecedores

Para regular suas relações com fornecedores e parceiros a BAURUENSE:
Baseia-se em critérios comerciais preestabelecidos de qualidade, capacidade de fornecimento, de prazo e preço;
Inclui critérios de Responsabilidade Social em documentos formais, como proibição do trabalho infantil, trabalho forçado ou escravo, relações de trabalho adequadas e adoção de padrões ambientais, além dos critérios básicos de respeito à legislação; e
Verifica a adequação da atuação de seus parceiros a seus valores e princípios.

7.4 Concorrentes

A BAURUENSE busca manter o relacionamento com seus concorrentes pautado no respeito aos padrões de concorrência elevados, não admitindo a formação de cartéis, práticas desleais de comércio, fraudes em licitações e espionagem empresarial.

7.5 Comunidade e Sociedade

A BAURUENSE, buscando aportar a sustentabilidade de suas atividades:
Propicia o desenvolvimento socioeconômico em suas práticas de compras e de investimentos;
Mantém comunicação permanente, discutindo soluções e estratégias para a superação de desafios;
Mantém comunicação, sempre fidedigna, sobre desempenho social e ambiental; e
Além de parcerias com entidades locais, considera as relações nas políticas públicas como maximizadoras de sua contribuição para o desenvolvimento do Estado.

7.6 Governo

Na relação com autoridades, agentes e fiscais do poder público, a BAURUENSE:
Mantém postura de não favorecimento direto ou indireto a agentes do poder público; e
Não apoia ou financia partidos políticos ou candidaturas a cargos públicos.

7.7 Meio Ambiente

A BAURUENSE considera o Meio Ambiente como tema transversal em sua relação com todos que, de alguma maneira, são influenciados por suas ações considerando: prevenção, monitoramento e correção de impactos ambientais.

8. GESTÃO E INTERPRETAÇÃO DO CODIGO DE ETICA


Compete ao Comitê da Qualidade, a interpretação deste Código, para efeitos de consultas, informações e emissão de relatórios sobre seu teor. Por intermédio do Comitê de Qualidade, serão canalizadas as consultas e comunicações a que se refere o presente documento. Desta forma, o Comitê em referência, será o responsável por receber a comunicação de descumprimentos e de dar as instruções que sua aplicação requeira, além de atualizá-lo quando necessário.

9. VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DE ETICA


Todos os colaboradores têm o dever de conhecer o presente, bem como, de relatar imediatamente qualquer violação do código de Ética, sob pena de sofrerem ações disciplinares, que podem ir desde advertências até a demissão, de acordo com a gravidade da situação. A BAURUENSE se compromete a manter sigilo sobre a identidade dos colaboradores participes ou denunciantes da investigação, de forma que tais informações serão recebidas e tratadas de forma confidencial, não sendo admitidas retaliações de qualquer natureza. Por fim, nos casos de dúvida quanto às políticas e práticas desse Código, o colaborador deve contatar o Comitê da Qualidade.